18.5.10

Avante Jaguaquara!


E então, você já ouviu falar na cidade Jaguaquara? Sim, existe no mapa! Se localiza no interiooorrrr da Bahêêa, no sudoeste, à 326 km de Salvador e pertence a microregião de Jequié. Antigamente, uma fazenda que foi crescendo, até que em 18/05/1921 o Povoado Toca da Onça foi elevado à município, passando a se chamar Jaguaquara (ou Jaguarcity para os íntimos). Segundo dados do IBGE/2010 a população estimada é de 60.340 habitantes.

A cidade acolheu imigrantes de várias nações como Itália, Japão, Portugal, Espanha... que receberam do Governo lotes de terra, onde introduziram a lavoura com técnicas mais avançadas e produtos até então desconhecidos para a população. O clima subúmido e salutar privilegiou o desenvolvimento de plantios na cidade, e fez com que alcançasse o título de “princesa do hortifrutigranjeiro”, uma vez que está no 2ª lugar em produção na Bahia, e junto à pecuária é base de sua economia sustentável. 

Jaguaquara passa por desenvolvimento econômico e habitacional, necessitando por parte de seus administradores valorização devida. A população encontra-se motivada por ter a possibilidade de efetivar a exploração de minérios economicamente importantes como níquel, bauxita, ferro por grandes empresas multinacionais que andam pesquisando na área. No âmbito educacional, ela que já foi chamada “Cidade escola” tendo diversos ‘filhos ilustres’ espalhados pelo Brasil, abriga grandes escolas, como o centenário Colégio Taylor Egídio ;] que recebe alunos de toda região, e tem atraído a implantação de diversas faculdades particulares, havendo inclusive estudos para implantação de unidades da UESB e/ou UFBA.



A recuperação das principais rodovias que margeiam o município contribuiu significativamente com a ampliação do desenvolvimento, fortalecendo as relações comerciais com os vizinhos e centros consumidores.

Jaguaquara, com habitantes acolhedores, cultura preservada (especialmente nas fogueiras e pratos típicos) e ‘friozinho gostoso’ é ambiente propenso para comemoração dos festejos juninos e cativa a fidelidade de turistas que fazem de seus ‘São João's’ já bastante requisitados no estado. 

Por uma irônia de data não é minha cidade natal, mas “moral” (hihihi), conservando os melhores momentos e maioria das pessoas queridas da minha vida. Torço pra que a cidade continue a crescer, se modernizar, avançar no ritmo do Brasil! 

Hino a Jaguaquara
  (Letra e Música de Stela Câmara Dubois)

No alto plantada, ó terra dadivosa, 
Imagem do heroísmo a renascer.
Teus filhos querem ver - te na vanguarda, 
Pois tem nas mãos o facho do saber. 
Avante, avante, Jaguaquara! 
Surge uma voz na manhã clara 
E o desafio pede força varonil!
Mais estradas vão se abrindo, 
Mais escolas vão surgindo
A crescer no mesmo ritmo do Brasil (Bis) 
Nas matas verdes tu cantas a esperança
E ao pôr do sol tens ouro a esbanjar
No azul sem fim completas a bandeira, 
E o teu país de ti vai se orgulhar.
Voltas o olhar ao Deus que te abençoa, 
Fazes de todos um querido irmão. 
Acolhes com ternura o visitante
Porque tu és cidade coração!

 

5 Comentários:

  1. Lai, não tou conseguindo ler nada no seu blog.. o texto se confunde com o layout... tah dificill...
    xerooo mas vou ler com cuidado melhor depoiss e brigado sempre pelos comentários no meu blog

    ResponderExcluir
  2. uhuuu... e dale Jaguacity! eh longe que a gnt aprende a valorizar oq eh nosso, nao eh? mais doq nunca, amo essa cidade... apesar dos pesares!

    ResponderExcluir
  3. Continuo amando mais o povo do que tudoo! Mas há valoor sim. ^^

    ResponderExcluir
  4. ESSA CIDADE ESTA PRECIZANDO Q O PREFEIO E VEREADORES
    CUIDE MAS E SE DEDIQUEM PELO PVO BAIANO

    ResponderExcluir

 
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.CKrB3I8o.dpuf