11.5.10

Pra quem diz que mulher não entende futebol...

Após convocação da seleção vemos aflorar ainda mais a capaciade de técnico emanada de todo cidadão, correto?! Vizinho reclama ali. Amigo comenta cá. Um carinha xinga lá... sim, sou mais uma das que convocaria mais alguém (o Neymar não foi?!), retiraria alguém, reconhece que o Brasil tem talentos pra compor muitas seleções e que Dunga teve um trabalho árduo embora tenha dominado melhor a bola que a  seleção (hihih)... mas e o crédito que recebo quando exponho essa opinião!? Sim, em pleno século XXI ainda costuma ser "desmerecido"! Há quem não saiba que o assunto FUTEBOL também está sendo dominado pelo universo feminino?!

E o post de hoje tem um tom de afronta aos machistas que insistem em julgar as "regrinhas" que regem o futebol como propriedades superiores ao entendimento das mulheres...

É bem verdade que algumas "companheiras" juntam-se numa torcida a cada quatro anos. Há as que preferem posicionar-se neutras por falta de conhecimento ou interesse, afirmando não encontrar sentido na "perca de tempo" e possível vício semanal, de assistir uma partida onde "homens correm atrás de uma bola". Para outras, o único motivo de pararem por alguns momentos pra assistir a um jogo é a análise das pernas dos jogadores. Ahhh... ainda aquelas que a única informação que ousam ter é mérito do Tadeu Schimith em seu excelente quadro relacionado ao esporte, no Fantástico, hein?!

Mas claro, vivemos no “país do FUTEBOL” e não tem quem não deixe seu coração ceder um pouco mais em temporada de Copa do mundo. É praxe que paremos todos prestigiando nossa seleção, não é?! 

Cansei da generalização e de ser minimizada toda vez que me envolvo numa “rodinha de futebol”. Isso é triste para uma torcedora fiel e consciente (viu "Juninho" botafoguense?!). Além de apreciar o esporte, acompanho sempre que possível (até os clássicos de Barcelona e Inter, cara...). Sou até adepta das "pivetas" que, quando não "barradas" logo na convocação, participam de um "babinha"... (hihihi) 

Entre jogadores tenho meus 'destaquezinho' especiais baseados no talento atlético. Prefiro classificá-los por épocas/temporadas, respeitando suas capacidades, a fim de honrar reputações ‘fenomenal’ que independam de time, hein Ronaldo?! Saliento sempre a jogadorA Marta que vem arrecadando títulos de melhor jogadora do mundo! Pois é, pasmem, eu sou uma das mulheres, que embora não sejam ‘expert’ (sempre existe aquele engraçadinho que te confunde em busca de uma resenha, não é "Vanderson" palmeirense?!), consegue acompanhar e entender as "tecnicazinhas" que os "craques" obedecem, viu?! 

Não poderia deixar de dar uma "aulinha básica para comprovar toda minha presunção" e facilitar o entendimento das minhas companheiras, que em período pré-Copa ainda não dominam muito bem as técnicas na cabeça, e os carinhas que na verdade só tem futebol no peito porque... enfim,  me ajudem ou corrijam os MESTRES!: 

  •  O intuito é lutar pela posse de bola com o time adversário para acertar a bola na rede e correr feliz pra galera, em comemorações inovadoras (vulgo GOL). O jogo é num campo, retangular, gramado... e se o gol for do mesmo lado que se concentra o time do jogador, o gol é CONTRA. 

  •  Claro que a equipe que fizer mais golos vence a partida, mas se o jogo for de “eliminação” (coisa de campeonato), não houver golos ou terminar em empate, o campeonato pode ser decidido através de prorrogação (adicionamento de tempo aos 90min decorrentes) e/ou pênaltis (jogadores atirando a bola na rede sem que precisem driblar concorrentes, com o goleiro permanente na tentativa de defesa, claro!).
  •  O jogo é constituído de dois tempos, períodos, momentos... contendo 45min cada. (Pode haver acréscimo dependendo do "enrolation", chantagem, dengo... bem comum em homens na conquista de uma causa, diga-se de passagem.) 
  •  As duas equipes, geralmente diferenciadas por cores ou detalhes em suas roupas (e as mais exóticas modas de penteados #ComentárioSórdido.), tem 11 jogadores cada (só pra constar: GOLEIRO também conta como jogador!) e alguns mais, ‘sentadinhos’ no BANCO DE RESERVA, aquele que fica junto do TÉCNICO (aquele cara que fica no lado de fora do campo aconselhando, gritando, trocando os jogadores [somente 3 por partida], que ele prepara com uma equipe de treinadores).

  • FUTEBOL vem do inglês FOOT-BALL , que significa BOLA NO PÉ...portanto já sabe que parte do corpo deve conduzir a bola, não é? (com exceção do goleiro que somente no limitar das traves  [chamada de GRANDE ÁREA] tem a função de agarrar a bola com as mãos para que não alcancem as redes). Qualquer outra parte do corpo (peito, cabeça, perna...) é permitido para dominar e conduzir a bola, não o adversário! (- ZIDANE!) 

  •  Quando o jogo é parado pelo JUIZ ou ARBITRO (aquele que todo mundo xinga de ladrão e que tem o propósito de analisar erros e apitar para paralisar) por a bola ter saído de campo (análise que também pode ser feita pelos BANDEIRINHAS - seguradores de bandeiras nas laterais), ela deve ser enviada de volta para um jogador do time adversário ao último jogador que tocou na bola em campo. 

  • ESCANTEIO é quando a bola sai pela LINHA DE FUNDO (a mesma linha que fica a trave do goleiro) e deve ser cobrado por qualquer jogador do time atacante em TIRO DE META (porque normalmente é um lançamento que alcança maior abrangência que o jogado com os braços).

  • EMPEDIMENTO é quando o jogador super empolgado pra fazer o gol passa na frente de todos os outros jogadores do time adversário e recebe a bola sozinho, de frente ao goleiro, pertinho das traves na grande área, tendo maiores chances. 

  • FRANGO é quando o goleiro além de deixar a bola passar entre suas pernas, mãos...enfim, ainda ajuda o destino ao seu próprio gol.

  •   O que vai de encontro às regras é erro, falha, FALTA e precisa de punição: Falta (parar o jogo e reiniciar com posse do time adversário), Cartão Amarelo (com dois o coleguinha é expulso), Cartão Vermelho (expulsão direta). As punições mais graves são proveniente de violência entre jogadores ou desrespeito para com o juiz (decisão tomada por cada profissional). 

  •  Cada jogador tem uma posição em campo. Existem 4 posições. GOLEIRO. Se ele fica na defesa, é ZAGUEIRO (central), LATERAL DIREITO ou ESQUERDO. Se fica tentando fazer gol é ATACANTE classificando-se como CENTRO-AVANTE ou SEGUNDO ATACANTE. Se fica no MEIO-DE-CAMPO pode ser VOLANTE, ALA, MEIO-ARMADOR, MEIO-CAMPISTA, ou MEIO-ATACANTE. 

Fácil não?! Esqueci alguma coisa? O importante é que sou apenas uma das mulheres que anseiam pela copa com uma mínima noção a ser reconhecida! o/\o 

Obs.: “Ainda bem que eu SOU FLAMENGO, (herança de berço + um SALVE pros ‘urubizinhos’ mais lindos do meu coração!) mesmo quando ele não vai bem, algo me diz em RUBRO-NEGRO (não o chocolate Diamante Negro viu Dai?!) que o sentimento leva além, e não existe amor sem medo!”. Uma vez Flamengo, a alegria é pra sempre! (Ao contrário do meu irmãzinho, dentre outros VIRAFOLHADESCARADOS que conheço, que tragicamente trocaram de time #VergonhaAlheia! :S ) Ahh... e pra quem me destina uma obrigação ter ter um time na Bahia, pro Baêêêêa, desejo muito VITÓRIA, viu Afro?! (Jean, um dos sofredores do meu coração!) :P 

4 Comentários:

  1. Lay, muito bom!
    Bastante interessante, e, claro, ajudará muitas mulheres a entender o futebol, jogo muito simples: Apenas 17 regras!

    Suas explicações estão boas. Mas, estão básicas demais... (às vezes, faltam pequenos detalhes).

    Xero, Lay!

    PS.: Há poucas mulheres que entendem futebol: FATO.

    ResponderExcluir
  2. Gosteii.

    Soh ñ gosteii da tua observação.
    Falar a verdade, flamengoo, me inoja.
    hauahuahuah

    Santos até morrer, agora ñ vou mudar de time mais nunca, pq quandoo o time é bom, sempre existe vitórias.
    hauauauah

    bj

    ResponderExcluir
  3. Wilson/Jean?! Adoooorooo! ;) Presença ilustre poliça.

    Enfim meu irmão apareceu neh?!
    Ninho queriido...se for por ser bom FLAMENGO é o time de onde você NUNCA deveria ter saído! O que é Santos pelamoor?!

    ResponderExcluir

 
- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.CKrB3I8o.dpuf